domingo, 24 de junho de 2018

A vida é curta? - sobre o tempo e aproveitar cada dia

Não é que nós temos pouco tempo para viver, mas nós perdemos muito tempo. A vida é longa o bastante, e temos tempo suficiente para alcançarmos tudo o que quisermos, se investirmos bem o nosso tempo. 

Muitas pessoas vivem de modo contraditório, é comum acreditarmos que a vida humana não é longa o bastante para conseguir tudo que a gente quer. Mesmo assim, a gente perde muito tempo em coisas que não são importantes e não contribuem para o que a gente quer alcançar.


"Assim como não faz sentido nenhum colocar água em um recipiente sem fundo, não faz sentido se preocupar com quantos anos de vida teremos se não os utilizamos bem."


Nunca teremos tempo suficiente, a gente sempre encontra atividades para preencher nossos dias. Mesmo no dia a dia, quando tempo uma hora ou 30 minutos a mais, sempre usamos esse tempo para as mesmas coisas.

Sempre que eu tenho algum trabalho da faculdade para entregar em algumas semanas ou meses, acabo procrastinando e quando chega perto do prazo, faço tudo nos últimos dias. Por que eu não tiro um ou dois dias para fazer a tarefa?

Porque mesmo sabendo que meu tempo é finito, por algum motivo eu escolho viver como eu fosse viver para sempre. Apesar de me policiar, ainda perco uma parte do meu tempo com redes sociais e outras coisas que não acrescentam muito na minha vida e não me fazem progredir e me desenvolver.

Sou novo, tenho muitos desejos e sonhos para realizar, sei que estou indo atrás. Ainda assim, acabo deixando coisas pra depois, mesmo sabendo que posso não estar mais vivo em 5, 10 anos.

Sei que não sou o único, a vida é difícil de entender.

Distraídos pelas interrupções do cotidiano, esquecemos do nosso propósito principal: que é simplesmente viver.

Não precisamos fazer algo foda ou emocionante todos os dias para viver. Todos temos obrigações e somos pressionados pela sociedade e pela realidade de precisar ganhar a vida e ter sucesso. Mas o mínimo que podemos fazer é viver e aproveitar cada dia que estamos respirando, cada dia que podemos tomar um café, um suco, ouvir uma música, conversar com as pessoas que gostamos, apreciar o sol e a natureza...

Mesmo que demore a vida toda para aprender como se vive, a melhor coisa que você pode fazer é viver aprendendo.

Um comentário:

  1. Sêneca, em "Sobre a brevidade da vida":

    Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem.

    Falei de algo parecido neste post, FEI:

    https://investidorconcursado.blogspot.com/2017/10/sobre-felicidade-aportes-frugalidade-if.html

    ResponderExcluir