Redes sociais e Foco - Dicas para não cair na armadilha das redes sociais

Hoje estava pensando como a geração de seres humanos que possui conexão ao mundo digital a um toque tem o tempo de foco muito reduzido.

Essas redes sociais funcionam como gatilhos de dopamina para o nosso corpo, acabamos recebendo uma recompensa hormonal ao utilizá-las e isso vicia, você já se perguntou o porquê de darmos tanta atenção para o celular?

Eu mesmo, sempre que estou em busca de fazer algo produtivo no computador como estudar algum assunto específico, escrever artigos científicos ou realizar algum trabalho da faculdade, tenho que me policiar constantemente e manter meu celular bem afastado e no silencioso para que a tentação de mexer nas redes sociais por 5 minutinhos não torne um fato recorrente e eu acabe procrastinando o que havia programado para fazer naquele momento.

Acredito que muitas pessoas sofram com o mesmo problema, sempre observo as pessoas que eu convivo e a forma como se distraem principalmente com o uso das redes sociais no celular.
Além disso, um fato preocupante é a falta de tempo que as pessoas possuem para cuidar da saúde, fazer exercício físico, comer comidas saudáveis, e também da mente, estudando assuntos variados, lendo livros que realmente fazem diferença nas nossas vidas.

As mesmas pessoas que reclamam da falta de tempo, são aquelas que estão a cada hora gastam 15, 20 minutos nas redes sociais consumindo um conteúdo que não as fazem melhorar em praticamente nada. 

Confesso que também sou vítima desse comportamento nocivo, ás vezes, mas sou bem controlado.
Consigo ficar sem redes sociais por alguns dias sem problema nenhum.

Tenho algumas dicas para você que quer utilizar seu tempo de forma mais produtiva e desperdiçar menos tempo com essas distrações.

1 - Desative as notificações das redes sociais no seu celular.

2 - Quando for fazer algo que necessita de foco, reserve um tempo determinado e fique longe do seu celular por aquele período. Resolva tudo que precisar do seu celular antes de iniciar a atividade.

3 - Quando acordar, não use redes sociais. Aquele desânimo no início da manhã é normal para muitas pessoas e a gente acaba utilizando as redes sociais para nos distrairmos nesse momento. Troque esse hábito por outro mais benéfico como ler um livro ou caminhar, por exemplo.

4 - Tenha uma rotina de exercícios físicos. Se possível, exercite-se todos os dias.
Caso você seja sedentário, comece devagar com atividades mais tranquilas 3x por semana. E vá aumentando gradualmente a intensidade e frequência desses exercícios.
Isso ajuda a manter a mente e o corpo equilibrados e longe de vícios como as redes sociais.

5 - Meditar, confesso que não tenho uma rotina de meditação, mas muitas pessoas encontram enormes benefícios com a meditação.

E você, tem dicas para utilizar o tempo melhor e ter mais foco?

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