domingo, 13 de dezembro de 2020

Update rápido e algumas metas para 2021


 E aí galera, fiquei o ano todo sem postar. Resolvi dar uma atualizada antes de acabar o ano.


Um dos meus objetivos desse ano era ser efetivado na empresa que estou.

E consegui ser efetivado em 8 meses (o contrato do estágio era de 12 meses).
Consegui aumentar a minha renda para 4k mensais + benefícios.

Estou aportando cerca de 2,5k por mês. Meu patrimônio está por volta de 61k.

_____________________________________________________________________________

Metas para o ano que vem: 


Profissional:

Aumentar o salário para pelo menos 6k no emprego atual ou passando em um processo de trainee de uma grande empresa.


Financeiro: 

Atingir um patrimônio de 90k até dezembro de 2021


Social:

Manter bons relacionamentos com amigos e familiares


Hobbies:

Voltar a praticar esportes pelo menos 2x por semana e fazer pelo menos 20 minutos de exercício 5x por semana.


Estudos:

- Ler pelo menos um livro por mês 

- Me formar na faculdade :)




sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Primeiro post de 2020 - divagações da madrugada

E ae galera,

Tem faltado inspiração. Até comecei a escrever no final do ano, mas parei o post pela metade.

Ano passado fiz 2 estágios e vendi uns doces na faculdade.
Terminei o ano com cerca de 38k de patrimônio (95% em ações).

Agora devo estar com cerca de 45k.

Estou estagiando em uma fintech atualmente (o salário aumentou um pouco, mas nada expressivo).

Voltei para a cidade grande (São Paulo) e tenho me adaptado bem, as horas no transporte público passam mais rápido com o fone de ouvido e um bom podcast.

To indo pra academia 4-5x por semana.

A meta pra esse ano é aprender muito e ser efetivado na empresa (aí sim o salário vai aumentar bastante).

Sigo aportando todo mês, desde julho de 2017 não deixei de aportar nenhum mês, nem que fossem 300 reais.

Dá pra ver bem a evolução dos aportes + tempo + (ajuda da bolsa) .

Há dois anos atrás eu tinha 7k, é bom olhar pra trás e ver o quanto evoluímos.
Lá no trabalho varios dos estagiários investem, é engraçado. Acabei virando 'o cara que entende de investimentos' e alguns vem pedir conselhos.

Devagar e sempre, paciência.... patrimônio só se constrói com o trabalho, tempo e aportes.

São 2 da manhã, to cansado, desculpem a falta de formatação, erros e divagações.

Abraço.







quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Fechamento Mensal Julho/2019 (R$21773,23)

Faz um tempo que não faço atualização patrimonial. Mas acredito que com as recentes altas na bolsa e um aporte um pouco maior por conta da bolsa do estágio, vai ser legal acompanhar o crescimento do patrimônio.

Sem mais delongas, segue a atualização:
__________________________________________________________________________

Atualização Patrimonial


Novidade: Urbe.me - crowdfunding de investimento imobiliário, fiz um investimento do valor mínimo para testar.


Estou com uma alocação um pouco mais agressiva em ações, afinal sou novo e no começo de carreira, lido bem com riscos e não entraria em depressão com -30% do patrimônio.
(esse bull market está dando um bom up no patrimônio, mas temos que estar atentos)

Estou com cerca de 10 ativos (nada do IBOV), entre ações e FII.

De renda fixa tenho um CDB IPCA+7,02% que peguei ano passado.
_______________________________________________________________________________

Estou com pouco tempo para escrever no blog com a facu + estágio + academia + namoro, não que isso seja uma desculpa, pq mesmo com tempo eu não escrevia.

Vou voltar com os fechamentos mensais e tentar escrever sobre as outras áreas da vida nos próximos fechamentos.

Por enquanto é isso.

Abraços!




terça-feira, 2 de julho de 2019

Atualização da Vida (Estágio, estudo de opções, férias da faculdade)

E aí galera,

Faz um tempo que não posto nada, começo a escrever mas não tenho motivação para terminar, espero que esse post seja diferente.

Minha vida estava bastante corrida. Comecei a namorar, Arranjei um estágio e estava em período de provas/trabalhos.

Minha última prova do semestre foi sexta passada.

Meu estágio não é tão bem remunerado, cerca de R$1300,00 só.
Pra quem trabalhou de graça nas férias, não estou achando ruim.

Durante o período de provas, ficou bem puxado estágio + faculdade, quase não tive tempo para estudar outras coisas de meu interesse.

Agora que eu estou de férias da faculdade, estou querendo fazer um plano de estudos.
Vou estudar opções (comprei alguns livros) e inglês (ainda preciso definir minha estratégia).

Atividades físicas, estou parado da academia. Preciso voltar também.

Meu plano nas férias:

Segunda a Sexta:

8h - 15h (Estágio)

16h-17h (Academia)

17h-18:30h (Estudar opções)

20h-21:30h (Estudar inglês)

Ler/Dormir
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Metas para o mês das férias

- Finalizar 2 Livros sobre opções.
- Academia pelo menos 4x/semana
- Fazer algum curso extracurricular (estou pensando em estudar python/machine learning)


quinta-feira, 11 de abril de 2019

Atualização da Vida, Venda de Trufas, Educação Financeira

E aí, galera! Faz um tempo que não converso com vocês.
Como vocês estão?

Por aqui tá tudo bem, só não tenho tido muita inspiração para escrever. Quero voltar com as atualizações mensais.

Na área financeira, passei do R$15000,00 (uhuuuu!)  estou com cerca de 70% em ações 20% em renda fixa e 10% numa reserva de emergência (com liquidez diária).

Na faculdade está tudo tranquilo também. Alguns trabalhos para fazer e algumas provas, mas tudo sobre controle. Como já acabei o ciclo básico de engenharia, as matérias estão mais tranquilas agora.

Ando lendo uns livros em pdf (Antifrágil  e Principles of Life and Work).

Praticando esporte duas vezes por semana e academia quatro vezes por semana.

Na área de relacionamentos, estou ficando até que sério com uma mulher que é um pouco mais velha e já está mais avançada na carreira. Estamos nos dando muito bem, mas não crio muitas expectativas.

 Fiz umas trufas para vender por 2 semanas na faculdade. Cheguei a vender 75 trufas em um dia. Consegui uma graninha, mas tem me faltado motivação para continuar. Faz umas 3 semanas que eu não faço.

Estou tentando descobrir coisas novas pra fazer, conversei com um amigo e ele me sugeriu começar a gravar vídeos e escrever artigos sobre investimentos. Porque comentei com ele que estava ajudando algumas pessoas da faculdade que estão começando a ganhar salário de estagiário e não sabem como investir o seu próprio dinheiro.

Estava conversando hoje com meu irmão e estávamos discutindo como o brasileiro ainda tem uma deficiência enorme na educação financeira. Aqui na finansfera estamos em uma bolha, lá fora 90% não sabe nem o que é Tesouro Direto, CDB, CDI então...

Pessoal que acha que consórcio é investimento...

Enfim, tento fazer a minha parte conscientizando amigos e familiares..

Divaguei muito nesse post, mas espero que eu tenha trazido alguma reflexão/lazer para alguém.

Abraços! E qualquer coisa manda aí nos comentários.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Pontos positivos e negativos do trabalho de graça

E ai, galera! Vocês estão bem?

Como havia comentado em posts anteriores, fiz um estágio de férias que durou pouco mais de um mês.

Foi uma experiência que com certeza mudou a trajetória da minha vida e que eu não me arrependo nem um pouco de ter escolhido participar desse programa.


Pontos Negativos


- Não recebi pelo trabalho realizado

- Gastei 5 semanas de férias, durante a semana não consegui fazer praticamente nada, pois chegava exausto do trabalho.

- Não pratiquei muita atividade física durante o estágio.


Pontos positivos 


- Conheci muitas pessoas, algumas com histórias bem inspiradoras;

- Aprendi muito sobre o negócio da empresa (tive acesso a praticamente todos as informações da empresa, ex: volume de vendas, faturamento, metas, salários de alguns colaboradores);

- Aprendi muito sobre Programação da Produção e Controle de estoques, desenvolvi uma solução sistêmica para a empresa;


- Pratiquei o uso do Excel e do VBA;


- Consegui uma ótima recomendação do CEO da empresa no meu Linkedin;


- Me conheci melhor, entendi melhor as minhas habilidades, meus pontos fortes e meus pontos fracos; 


- Passei por desafios que me fizeram evoluir bastante.


Esse estágio, foi muito diferente dos que eu ouço meus amigos comentarem.
Nós (eu e os outros estagiários) tivemos uma grande autonomia para desenvolver o projeto e conseguimos sempre ter suporte (informações, insights, etc) de todos da empresa. E com certeza, isso foi chave para o sucesso do projeto.

Todos da empresa nos agradeceram e tenho orgulho de dizer que superamos (E MUITO) a expectativa de todos.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Tá desanimado? - Faça algo (#1 Frases que inspiram)

#1 Frases que inspiram


"Action may not always bring happiness; but there is no happiness without action." 

-   Benjamin Disraeli



Tradução livre: "Fazer algo nem sempre traz felicidade, mas não existe felicidade sem fazer nada".


Não lembro onde vi essa frase (acredito que tenha sido em algum blog gringo) e essa frase ficou marcada na minha cabeça.

Quando parei pra pensar sobre o significado dela e refletir sobre a minha vida, percebi que fazia muito sentido.

Tente fazer o mesmo exercício que eu fiz.


1) Pense nos momentos mais felizes da sua vida


  • Ganhar competições, depois de treinar intensamente por meses/anos
  • Ir bem em algum teste/prova ou ser aprovado no vestibular
  • Ver o resultado que conseguiu na academia depois de vários meses/anos de treino  (veja minha evolução aqui)

2) Pense em momentos simples no seu dia-a-dia que te deixam feliz


  • Fazer exercícios
  • Sair para andar de bike ou correr na natureza
  • Cozinhar e comer uma comida gostosa
  • Terminar um trabalho da faculdade
  • Ler um livro
  • Escrever um artigo para o blog 

3) Perceba que o sentimento de felicidade e o de tranquilidade (dever cumprido) quase sempre advém de atitudes/ações que você realizou.


Tá desanimado? - Faça algo! Seja proativo, procure trabalhos voluntários ou bicos para fazer, leia um livro, estude, escreva, exercite-se.

Percebeu que a maioria dos momentos do item (1) são resultados de coisas que você faz todo dia e no final de alguns meses você conseguiu o resultado? Não devemos fugir das dificuldades, elas são nossas aliadas. Nada que vale a pena vem tão fácil.

Lembre de quando você terminou alguma tarefa difícil, qual foi o seu sentimento depois de terminá-la?

Conclusão


Quase tudo que realmente vale a pena na vida vem através de ações que você pode controlar.
Você, que está lendo esse blog, tem pelo menos um celular ou computador e acesso à internet.

Nós podemos estudar praticamente qualquer assunto que quisermos, isso nos dá uma leque de possibilidades enorme para controlarmos nossas vidas. Podemos aprender uma nova profissão, podemos aprender a montar um novo negócio, podemos aprender a investir melhor, treinar melhor. Enfim, as possibilidades são enormes.

Nem tudo que você fizer vai te trazer felicidade, mas você não vai ser feliz se não fizer nada.



Abraços!